SUSTENTABILIDADE

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Nugali: a fantástica fábrica sustentável de chocolates!

O chocolate é um dos doces mais amados do Brasil! Pra ajudar, o país é o 7º maior produtor de cacau no mundo e está na 7ª posição entre os maiores exportadores da mercadoria e derivados, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)

Mas, muito além do sabor e das infinitas possibilidades do uso do cacau, pensar em como fazer chocolate de forma sustentável é uma tendência que chega ao Brasil.

A Nugali Chocolates é referência no mercado sustentável, além de ser a marca brasileira de chocolates mais premiada do Brasil, com mais de 20 títulos. Em 2023 a empresa começa o ano com mais uma inovação: embalagens 100% biodegradáveis.

“A tendência de sustentabilidade é algo que precisa ser enxergada muito tempo antes para ser implementada. Isso precisa estar na cultura da empresa”, explica Maitê Lang, empresária e fundadora da Nugali Chocolates.

Redução de 80% do plástico e selo Lixo Zero 

Por meio da inovação, a Nugali conseguiu reduzir em 80% o uso de plástico descartável. Além disso, com a nova embalagem, a emissão de resíduos chegou a níveis muito baixos – o que garantiu à indústria catarinense o selo Lixo Zero. 

Para a conquista, a empresa precisou pensar em alternativas para um dos grandes vilões das embalagens ecológicas: o papel laminado. No nome científico, o BOPP (polipropileno biorientado) – filme de laminação -, muito utilizado nas embalagens de salgadinhos, é difícil de reciclar. Dessa forma, o composto não é triado pela maior parte das cooperativas. Isso porque a procura pelo uso da matéria prima reciclada ainda é muito baixa, quase inexistente. 

“O laminado é muito usado na indústria de alimentos porque protege e conserva bem os produtos. Além de ser leve e resistente, tem muitos fornecedores, os equipamentos estão preparados para embalar e todo mundo conhece a tecnologia. É um produto fácil de usar, mas muito difícil para o meio ambiente. Por isso, esse era o foco do nosso desafio”, explica Maitê. 

A empresa começou a revisitar todo o ciclo de vida do produto. Então, foram feitas pesquisas com produtores e fornecedores de dentro e fora do Brasil. Na fase de testes, a Nugali teve muitos acertos e erros. “Quando encontrávamos um produto biodegradável, a ação era muito rápida, ou seja, o papel começava a dissolver num período curto de tempo. O que não funcionaria para transporte e venda”, explica a empresária.

Depois de mais ou menos 18 meses, a empresa conseguiu acertar na fórmula perfeita para produção de um composto sustentável. Junto a conquista, a porcentagem de plástico das embalagens foi reduzida quase totalmente.

Com a criação inédita no país, a empresa, vencedora do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), conquistou também o 29º Prêmio Expressão de Ecologia, considerado um dos mais importantes do ramo no Brasil. No total, foram 161 cases inscritos na disputa. Ao lado da Nugali, estão outras empresas vencedoras, como a General Motors e a Toyota.

Páscoa Sustentável e ovos enfeitados!

A tecnologia da Nugali estará presente na Páscoa de 2023. A tradicional embalagem dos ovos será ecológica em toda linha da empresa.  

Com preços acessíveis ao consumidor, a empresária acredita que a sustentabilidade precisa estar alinhada com a competitividade. “Acreditamos na qualidade, na sustentabilidade e, principalmente, em preços competitivos. Trabalhamos com margem e pesquisa para alcançar o melhor produto e os melhores preços”, diz Maitê. 

Não apenas simples chocolates… 

A história da empresa começou de forma inusitada, com dois engenheiros apaixonados por viagens. Maitê Lang e Ivan Blumenschein tinham o costume de trazer chocolates importados para amigos e foi com essa simples atitude que surgiu a ideia de trocar a função de “transportadores de chocolates” para produtores de um bombom local de excelência.   

“Sempre tive o sonho de empreender, mas antes de tudo era, e sou, apaixonada pela indústria. Adoro ver a construção e transformação dos produtos. Quando percebemos [meu marido e eu] que, dentro do ramo de chocolate, tinha uma boa oportunidade para realizar esse sonho, entramos de cabeça”, explica Maitê.

O nicho ao qual a empresária se refere é o da produção de chocolates com alto padrão de qualidade, muito popular na Europa. No mesmo ano de criação, 2004, a Nugali foi a primeira fabricante a produzir chocolates 70% cacau no país.

A fábrica ganha novas proporções 

18 anos depois, a empresa, que começou com três funcionários, conta com cerca de 50 colaboradores e uma fábrica totalmente aberta à visitação. 

“Hoje, por conta do crescimento, temos muito foco em automação. Temos cada vez mais pessoas especializadas no time, com salários e treinamentos maiores.”, explica a empresária.

Desde 2021, os clientes podem visitar e conhecer todo o processo de produção dos chocolates Nugali. Só no primeiro ano de abertura, a fábrica recebeu 150 mil visitantes. O que ultrapassa – e muito – os 30 mil moradores locais da pequena cidade turística de Pomerode (SC).

Bean-to-bar, o grão na sua mesa! 

Outra inovação da empresa, que garantiu três premiações internacionais, foi a criação do primeiro chocolate bean-to-bar brasileiro. Com o nome de Chocolate Serra do Conduru 80% Cacau, o produto foi reconhecido como um dos melhores chocolates amargos do mundo. 

Em 2016, o doce foi avaliado ao lado de 1,7 mil produtos inscritos, incluindo os tradicionais fabricantes da Bélgica, Suíça e outros países com longa história de chocolates de qualidade. O produto recebeu a medalha de Bronze na World Final – Internacional Chocolate Awards.  

Como funciona o processo? 

No bean-to-bar, o fabricante realiza todas as etapas para a criação do chocolate. Desde a compra das amêndoas, torra, preparação da massa de cacau e fabricação do chocolate líquido, até a cristalização, moldagem e embalagem do produto. 

Atualmente, no catálogo da empresa, é possível encontrar – na linha bean-to-bar – produtos gourmets, feitos com ingredientes naturais e com respeito às restrições alimentares. No lema da marca, a frase em destaque é: “chocolates que prezam pela qualidade, o respeito a natureza e às pessoas”. 

Fonte: Agência De Notícias Da Indústria