A exigência da sociedade por mais diversidade, equidade, inclusão e relações estreitas com comunidades tem colocado o ESG social cada vez mais em evidência nas empresas.
Representatividade de minorias, por exemplo, têm ganhado relevância nas empresas ouvidas pela pesquisa Contexto, Mensagem e Jornada ESG, realizada pela consultoria Deloitte.
Neste guia, você vai saber mais sobre o que é o social da sigla ESG, por que esse conceito é importante para as empresas e como elas estão colocando isso em prática.
O que é o social do ESG?
O “s” da sigla ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) diz respeito ao social. Portanto, esse conceito se refere às relações das empresas com colaboradores, fornecedores, consumidores e comunidades do entorno.
Esse público que tem interesse e é impactado pelas ações de uma determinada empresa, é chamado de stakeholders.
O social engloba promoção da diversidade e inclusão, segurança e bem estar, direitos trabalhistas e relacionamento que promovem um mundo melhor, mais justo e igualitário.
Essas práticas refletem a preocupação das empresas com questões sociais relevantes, como o combate ao racismo, a equidade de gênero, a inclusão de minorias e o combate à pobreza.
O que está envolvido no aspecto social do ESG?
No mundo corporativo, social envolve questões de direitos humanos como inclusão, diversidade, ambiente de trabalho, responsabilidade com clientes e impacto na comunidade.
Existem duas categorias do aspecto social do ESG: o interno e o externo à empresa.
Na categoria interna estão as questões de diversidade, equidade e inclusão, segurança e saúde de colaboradores e relações trabalhistas.
Já o que é externo à empresa são questões como relações com a comunidade, escravidão moderna, corrupção, dados privados e segurança de produtos.
Além disso, o apoio às comunidades no entorno das empresas foi apontado como uma das 5 principais iniciativas dos membros participantes da Rede Brasil do Pacto Global.
O dado faz parte do estudo “A evolução do ESG no Brasil”, feito em parceria pela Rede Brasil e a plataforma brasileira de Inteligência Artificial Stilingue.
Qual é a importância do ESG social?
A importância do ESG social está no valor gerado por um negócio para sociedade, clientes e acionistas por meio da inclusão, diversidade e bem estar de todos.
Em um país com altas taxas de feminicídio, atos racistas e desigualdade salarial, adotar práticas de ESG social em empresas é fundamental para a justiça e o desenvolvimento social.
Além do cumprimento das leis de cotas de pessoas com deficiência, as empresas devem atuar em prol das questões raciais, de equidade de gênero e da pauta LGBTQIAP+.
Os benefícios do ESG social nas empresas
Há diversos benefícios resultantes dos investimentos em ESG social nas empresas que vão muito além da questão financeira e de investimentos.
As empresas que investem no social:
- Melhoram sua imagem no mercado;
- Aumentam sua reputação;
- Atraem novos investidores;
- Atraem e retêm talentos de forma mais efetiva;
- Valorizam sua marca;
- Fidelizam clientes.
Como está o desenvolvimento do ESG social no Brasil?
O desenvolvimento do ESG social no Brasil vem ganhando força, principalmente nos últimos dois anos pós-pandemia da Covid-19.
Pesquisa da consultoria Deloitte, de 2022, aponta que 94% das 374 empresas consultadas acreditam que estratégias de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) geram valor.
Esse dado é reiterado pela pesquisa da consultoria Mais Diversidade, de dezembro de 2020, na qual 97% das empresas ouvidas disseram que pretendiam aumentar ou manter os investimentos em ESG social em 2021.
Como o ESG social se relaciona com a sociedade?
O ESG social se relaciona com a sociedade por meio de práticas de inclusão e diversidade, da garantia de direitos trabalhistas e da valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Também são ações do ESG social que dialogam com a sociedade o posicionamento das empresas em causas e projetos sociais e a atuação destas na comunidade em seu entorno.
Empresas alinhadas com o ESG social lidam de forma transparente com tendências sociais, políticas e trabalhistas, expondo para a sociedade atuação e ponto de vista nessas áreas.
Exemplos de ESG social
São exemplos de ESG social a promoção da equidade de gênero, da diversidade de gênero, racial e inclusão por meio da lei de cotas de pessoas com deficiência.
Na área de inclusão, o iFood tem um compromisso público de, até 2025, ter:
- 50% de mulheres e 30% de pessoas negras na liderança;
- 35% de mulheres na alta liderança;
- 40% de pessoas negras no quadro de funcionários.
Em outubro de 2022, a empresa alcançou a marca de 18% de pessoas negras em cargos de liderança e 30,8% de colaboradores negros —em 2019, esses números eram de, respectivamente, 14% e 21%.
No Relato de Impacto, o iFood mostra o avanço de suas metas de diversidade. Você pode ver os resultados dessas ações no relatório online, na versão completa ou na resumida.
Outro exemplo é o da Intel no Brasil, na qual mais da metade dos cargos de alta liderança é ocupado por mulheres.
De 2015 a 2020, a multinacional de tecnologia investiu 300 milhões de dólares na área de recursos humanos para contratar mais mulheres e pessoas de grupos minoritários.
Líder no Ranking Merco de Responsabilidade ESG no Brasil, a Natura tem mais da metade de cargos de liderança ocupados por mulheres.
7 dicas para colocar em prática nas empresas
Para colocar o ESG social em prática nas empresas é necessário haver um esforço da empresa para engajar as altas lideranças e stakeholders nas questões sociais.
Veja abaixo dicas baseadas no portal SkillCast, Dossiê ESG e o Guia Sustentabilidade e Gestão ESG nas empresas.
- Identifique os temas sociais que dizem respeito à empresa do ponto de vista legal e regulamentar, como saúde e segurança do trabalho, normas e regras;
- Esteja alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, como erradicação da pobreza, igualdade de gênero e redução das desigualdades;
- Proteja-se contra a lavagem social, que é a disseminação de uma imagem falsa de uma empresa socialmente responsável;
- Faça uma varredura das lacunas onde a empresa pode atender às demandas sociais existentes e onde ela atende de fato essas demandas;
- Tenha uma estratégia de comunicação corporativa alinhada com ESG social;
- Adote uma agenda de investimento Social Privado de relacionamento com as comunidades com ação sistemática, profissionalizada e orientada por uma estratégia de médio e longo prazo;
- Defina indicadores e métricas para os temas que são prioridade, como práticas de trabalho justo, diversidade e saúde e segurança.
Fonte: iFood News