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O que é ESG social e por que isso importa para empresas?

A exigência da sociedade por mais diversidade, equidade, inclusão e relações estreitas com comunidades tem colocado o ESG social cada vez mais em evidência nas empresas.

Representatividade de minorias, por exemplo, têm ganhado relevância nas empresas ouvidas pela pesquisa Contexto, Mensagem e Jornada ESG, realizada pela consultoria Deloitte.

Neste guia, você vai saber mais sobre o que é o social da sigla ESG, por que esse conceito é importante para as empresas e como elas estão colocando isso em prática.

O que é o social do ESG?

O “s” da sigla ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) diz respeito ao social. Portanto, esse conceito se refere às relações das empresas com colaboradores, fornecedores, consumidores e comunidades do entorno.

Esse público que tem interesse e é impactado pelas ações de uma determinada empresa, é chamado de stakeholders.

O social engloba promoção da diversidade e inclusão, segurança e bem estar, direitos trabalhistas e relacionamento que promovem um mundo melhor, mais justo e igualitário.

Essas práticas refletem a preocupação das empresas com questões sociais relevantes, como o combate ao racismo, a equidade de gênero, a inclusão de minorias e o combate à pobreza.

O que está envolvido no aspecto social do ESG?

No mundo corporativo, social envolve questões de direitos humanos como inclusão, diversidade, ambiente de trabalho, responsabilidade com clientes e impacto na comunidade.

Existem duas categorias do aspecto social do ESG: o interno e o externo à empresa.

Na categoria interna estão as questões de diversidade, equidade e inclusão, segurança e saúde de colaboradores e relações trabalhistas.

Já o que é externo à empresa são questões como relações com a comunidade, escravidão moderna, corrupção, dados privados e segurança de produtos.

Além disso, o apoio às comunidades no entorno das empresas foi apontado como uma das 5 principais iniciativas dos membros participantes da Rede Brasil do Pacto Global.

O dado faz parte do estudo “A evolução do ESG no Brasil”, feito em parceria pela Rede Brasil e a plataforma brasileira de Inteligência Artificial Stilingue.

Qual é a importância do ESG social?

A importância do ESG social está no valor gerado por um negócio para sociedade, clientes e acionistas por meio da inclusão, diversidade e bem estar de todos.

Em um país com altas taxas de feminicídio, atos racistas e desigualdade salarial, adotar práticas de ESG social em empresas é fundamental para a justiça e o desenvolvimento social.

Além do cumprimento das leis de cotas de pessoas com deficiência, as empresas devem atuar em prol das questões raciais, de equidade de gênero e da pauta LGBTQIAP+.

Os benefícios do ESG social nas empresas

Há diversos benefícios resultantes dos investimentos em ESG social nas empresas que vão muito além da questão financeira e de investimentos.

As empresas que investem no social:

  • Melhoram sua imagem no mercado;
  • Aumentam sua reputação;
  • Atraem novos investidores;
  • Atraem  e retêm talentos de forma mais efetiva;
  • Valorizam sua marca;
  • Fidelizam clientes.

Como está o desenvolvimento do ESG social no Brasil?

O desenvolvimento do ESG social no Brasil vem ganhando força, principalmente nos últimos dois anos pós-pandemia da Covid-19. 

Pesquisa da consultoria Deloitte, de 2022, aponta que 94% das 374 empresas consultadas acreditam que estratégias de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) geram valor. 

Esse dado é reiterado pela pesquisa da consultoria Mais Diversidade, de dezembro de 2020, na qual 97% das empresas ouvidas disseram que pretendiam aumentar ou manter os investimentos em ESG social em 2021. 

Como o ESG social se relaciona com a sociedade?

O ESG social se relaciona com a sociedade por meio de práticas de inclusão e diversidade, da garantia de direitos trabalhistas e da valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho. 

Também são ações do ESG social que dialogam com a sociedade o posicionamento das empresas em causas e projetos sociais e a atuação destas na comunidade em seu entorno. 

Empresas alinhadas com o ESG social lidam de forma transparente com tendências sociais, políticas e trabalhistas, expondo para a sociedade atuação e ponto de vista nessas áreas. 

Exemplos de ESG social

São exemplos de ESG social a promoção da equidade de gênero, da diversidade de gênero, racial e inclusão por meio da lei de cotas de pessoas com deficiência. 

Na área de inclusão, o iFood tem um compromisso público de, até 2025, ter:

  • 50% de mulheres e 30% de pessoas negras na liderança;
  • 35% de mulheres na alta liderança;
  • 40% de pessoas negras no quadro de funcionários.

Em outubro de 2022, a empresa alcançou a marca de 18% de pessoas negras em cargos de liderança e 30,8% de colaboradores negros —em  2019, esses números eram de, respectivamente, 14% e 21%.

No Relato de Impacto, o iFood mostra o avanço de suas metas de diversidade. Você pode ver os resultados dessas ações no relatório online, na versão completa ou na resumida.

Outro exemplo é o da Intel no Brasil, na qual mais da metade dos cargos de alta liderança é ocupado por mulheres. 

De 2015 a 2020, a multinacional de tecnologia investiu 300 milhões de dólares na área de recursos humanos para contratar mais mulheres e pessoas de grupos minoritários. 

Líder no Ranking Merco de Responsabilidade ESG no Brasil, a Natura tem mais da metade de cargos de liderança ocupados por mulheres. 

7 dicas para colocar em prática nas empresas

Para colocar o ESG social em prática nas empresas é necessário haver um esforço da empresa para engajar as altas lideranças e stakeholders nas questões sociais. 

Veja abaixo dicas baseadas no portal SkillCast, Dossiê ESG e o Guia Sustentabilidade e Gestão ESG nas empresas. 

  1. Identifique os temas sociais que dizem respeito à empresa do ponto de vista legal e regulamentar, como saúde e segurança do trabalho, normas e regras; 
  2. Esteja alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, como erradicação da pobreza, igualdade de gênero e redução das desigualdades; 
  3. Proteja-se contra a lavagem social, que é a disseminação de uma imagem falsa de uma empresa socialmente responsável; 
  4. Faça uma varredura das lacunas onde a empresa pode atender às demandas sociais existentes e onde ela atende de fato essas demandas; 
  5. Tenha uma estratégia de comunicação corporativa alinhada com ESG social;
  6. Adote uma agenda de investimento Social Privado de relacionamento com as comunidades com ação sistemática, profissionalizada e orientada por uma estratégia de médio e longo prazo; 
  7. Defina indicadores e métricas para os temas que são prioridade, como práticas de trabalho justo, diversidade e saúde e segurança. 

Fonte: iFood News