A tradicional corrida de São Silvestre, que acontece há quase 100 anos todo dia 31 de dezembro (à exceção de 2020, por conta da pandemia da covid-19), vem aos poucos adotando uma pegada cada vez mais sustentável.
Em 2019, os copos distribuídos aos corredores viraram 1.800 lixeiras doadas para escolas públicas, impactando cerca de 120 mil alunos. Na edição seguinte, a 96ª, realizada no fim do ano passado, distribuiu 350 mil copinhos plásticos nos postos de hidratação do evento. Esses materiais descartados pelos corredores ao longo dos 15km de percurso foram recolhidos pelos agentes do Movimento Plástico Transforma, encaminhados para um recicladora e transformados em 10 mil caixas organizadoras, que serão doadas a escolas públicas municipais na cidade de São Paulo, beneficiando milhares de crianças e professores.
Juntos o ano todo pela reciclagem do plástico
Soluções inovadoras como essa ajudam a inserir o plástico novamente no dia a dia, preservando o meio ambiente e transformando o nosso amanhã a partir de hoje. Mas não é necessário esperar chegar a próxima São Silvestre.
Felizmente, é possível começar a fazer a diferença agora mesmo porque cada vez mais organizações estão se levantando pela construção de um futuro sustentável. Uma delas é a Braskem que há mais de uma década busca soluções inovadoras e sustentáveis para a valorização do plástico e, em parceria com a Dinâmica Ambiental, criou em 2018 o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis.
Tudo começa com a equipe da Dinâmica Ambiental, que coleta esses materiais nas empresas que dele participam e os encaminha para triagem e reciclagem. Na sequência, entram em ação as apoiadoras Copobras, a Altacoppo, Unigel e Innova, transformando-os em resina para fabricação de tampas de cosméticos, eletrodomésticos, bicicletas, utensílios para o lar e para a indústria automotiva e moveleira.
Como o conhecimento é uma ferramenta-chave na promoção e disseminação da circularidade do plástico, o programa também orienta e incentiva os colaboradores dessas empresas a instituírem da melhor forma os procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso. O plástico, quando bem cuidado, e com descarte correto, pode voltar ao mercado, se tornando um material extremamente interessante e viável, do ponto de vista econômico e sustentável.
E você também pode seguir o exemplo do Movimento Plástico Transforma, da Braskem e de tantas outras organizações que colaboram para reduzir o imenso impacto causado pelo descarte inadequado. Basta entrar em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental para conhecer mais detalhes. A sua organização tem muito a contribuir!
Fontes: Plástico Transforma | Terra | Estadão Esportes