SUSTENTABILIDADE

Search
Close this search box.

Em meio à ameaça da mineração, projeto prevê criação de parque na Serra do Curral

A Serra do Curral, situada na região metropolitana de Belo Horizonte, há tempos é considerada um dos símbolos da capital mineira e um patrimônio histórico e natural. Recentemente, entretanto, a cadeia de montanhas ganhou destaque devido à recente (e controversa) investida para aprovar um projeto de mineração em parte da serra – uma polêmica que ((o))eco explica em 10 perguntas e respostas. Em resposta ao apelo de parte da sociedade em defesa da Serra do Curral, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou nesta terça-feira (17) às comissões da Câmara dos Deputados, um projeto que estabelece um parque nacional na área.

O projeto de lei (PL) nº 1.125/22 cria o Parque Nacional Serra do Curral que terá como objetivo “proteger os ecossistemas da Serra do Curral, bem como os ambientes de topos de morros, áreas vegetadas, reservas abaixo do solo, biomas do Cerrado e Mata Atlântica,  espécies endêmicas, tal como o lobo-guará, assim como grande parte da memória histórica e cultural da região”. A proposta destaca ainda a importância hídrica da serra para o abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte.

“A importância dela para a capital mineira equivale ao Pão de Açúcar para os moradores do Rio de Janeiro”, justifica o autor da proposta, que alerta que diante do processo de licenciamento ambiental favorável à mineração na Serra do Curral, “se faz necessário que este projeto seja urgentemente aprovado, para garantir a preservação deste patrimônio ambiental e histórico de todos os mineiros”.

Fonte: O eco