SUSTENTABILIDADE

Search
Close this search box.

Sustentabilidade no mundo pet

A sustentabilidade está cada vez mais presente em nosso cotidiano e o mercado pet também tem buscado se adequar a esse cenário, propondo produtos que tragam benefícios aos animais sem agredir o meio ambiente.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o quarto país do mundo em população total de animais de estimação que, segundo o IBGE, é composta por 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. Nesse sentido, atualmente, o mercado pet brasileiro é o terceiro maior em faturamento no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido.

Com números tão expressivos, não é à toa que empresas do setor vêm transformando a forma que produzem roupas, alimentos, comedouros, acessórios e produtos de higiene, com o objetivo principal de eliminar a utilização de componentes como plásticos e químicos em seus produtos, uma vez que essas substâncias podem prejudicar o meio ambiente e a saúde dos pets.

Tendências sustentáveis no mercado pet

Uma grande tendência no setor está relacionada a adoção de ingredientes orgânicos, totalmente livres de agrotóxicos, para produção de petiscos e rações com alto fator nutritivo.

Além disso, empresas do setor pet têm desenvolvido produtos de higiene – como shampoos, condicionadores, sabonetes e cremes – livres de componentes químicos como parabenos, que podem afetar o sistema endócrino dos animais, além de derivados do petróleo que são produzidos por meio da exploração mineral, logo, geram um impacto negativo no meio ambiente.

Outra aposta sustentável envolve a retirada do plástico da composição de acessórios. No lugar dele, o bambu vem despontando como matéria-prima substituta, graças à sua maleabilidade e resistência. Vale mencionar também as casinhas de cachorro, que começam a ser feitas de madeira de reflorestamento ou então de materiais reciclados e reaproveitados, como caixotes de feira, pneus, entre outros.

Fonte: Pensamento Verde