Ao longo do Mar da Arábia, a cidade indiana de Jamnagar é uma máquina de fazer dinheiro para o homem mais rico da Ásia, Mukesh Ambani, transformando petróleo bruto em combustível, plásticos e produtos químicos. É também onde o bilionário está fazendo sua mais nova aposta: um investimento de US$ 10 bilhões em energia verde.
Ambani expandiu-se nos últimos anos para o varejo e construiu seu negócio digital com investimentos de grandes nomes como o Facebook. O gigantesco negócio da Aramco em discussão mostrou como negócio de petróleo e produtos químicos continua sendo importante para seu futuro. Em 2019, Ambani estimou que esse negócio traria cerca de meio milhão de barris por dia de petróleo saudita para processamento nas refinarias da Reliance.
As recentes notícias sobre o negócio impulsionaram as ações da empresa em até 2.7% e o patrimônio líquido da Ambani em mais de US$ 1 bilhão.
“A diversificação da Reliance em energia verde é um ponto de partida, é uma mudança bem-vinda. Mas o negócio está evoluindo ”, disse Kanika Chawla, gerente do programa da ONU-Energia, que lidera a colaboração entre agências em energia sustentável. “Não é uma mudança de regime”.